Fundos de Venture Capital: é possível co-investir com crowdfunding?
Para os empreendedores, há dúvidas que sempre surgem, como qual é o melhor modelo de investimento para a startup ou quais são os seus estágios de desenvolvimento. O que vamos responder hoje é a possibilidade do co-investimento de fundos de Venture Capital e Crowdfunding. Para isso, conversamos com Rodrigo Carneiro, CEO da SMU Investimentos.
1 — Captar via crowdfunding inviabiliza a captação por fundos de Venture Capital?
Não, isto é um tabu que já está caindo. Temos várias empresas aqui na SMU que passaram pelo crowdfunding e já receberam investimentos de fundo. Também tivemos fundos co-investindo em rodadas de crowdfunding junto com a SMU. Este tabu vai caindo conforme os Venture Capital estudam com mais detalhe o crowdfunding.
2 — Em qual momento as duas captações se encontram?
Os fundos de venture capital podem apresentar empresas para a SMU investir após eles investirem, pode entrar nas mesmas rodadas junto com a SMU e podem investir depois que a SMU captar para as startups.
3 — Qual a importância da coexistência entre os dois?
Para a SMU, é importante ter um fundo investindo em conjunto pois fortalece o deal flow, captamos mais recursos para startups e as chances de um exit aumentam.
4 — Quais as vantagens para o empreendedor? E para o investidor?
Para o empreendedor é um networking importante que adiciona a sua rodada de captação. É mais smartmoney na mesa e mais oportunidades de negócios. Para o investidor é um selo, mais pessoas inteligentes analisando e ajudando aquela empresa a dar certo.
5 — Qualquer empresa pode fazer uma rodada via crowdfunding e co-investir em Venture Capital?
Sim, empresas que sejam LTDA ou S/A. Queiram captar até R$ 5 milhões no ano e não tenham superado a receita do último exercício fiscal em R$ 10 milhões.
6 — Por estar co-investindo nas duas modalidades o retorno para investidor e empreendedor é mais rápido ou não necessariamente?
Não necessariamente, mas entendemos que as chances de um EXIT são maiores quando uma plataforma de crowdfunding se une a um fundo de venture capital para ajudar a startup.
E aí, você já sabia dessa possibilidade de investimento? Deixa pra gente nos comentários.