Entenda a importância de cap table para a sua startup

SMU Investimentos
2 min readOct 15, 2021

--

Para se ter uma jornada empreendedora de sucesso é necessário percorrer diversas etapas, por vezes, muito burocráticas que são extremamente importantes para o negócio. Já falamos sobre como iniciar a sua startup e também como consolidá-la. Agora, você já ouviu falar em cap table? É uma ferramenta fundamental para que a empresa se mantenha saudável e atraia novos investidores. Não sabe o que é? Pode deixar que nós explicamos.

Leia também
O que a CVM tem a ver com a sua startup?
Você sabe o que é bootstrapping?

O que é cap table?

Extremamente importante para empreendedores e também para investidores, cap table é a abreviação de “capitalization table’’. Em tradução livre para o português, significa “tabela de capitalização”. O termo nada mais é do que um registro ou uma tabela na qual estão descritos quem são os acionistas da empresa com detalhes reais da participação de cada um desses sócios. Além disso, é muito comum que no início da startup a cap table seja composta apenas pelos fundadores, mas isso mostra maturidade do negócio e que, aos poucos, serão adicionados novos investidores.

Mas, afinal, qual a importância de ter uma cap table?

Para o empreendedor, possuir uma cap table é essencial para aumentar a confiança de investidores que integrarão o quadro societário futuramente. É uma forma de garantir que não haja conflitos de interesse e também evitar questões ou problemas futuros em relação aos direitos e participação dos sócios de uma empresa. Além disso, é uma forma de manter a empresa organizada e saudável financeiramente. Por isso que, numa rodada de investimentos, a cap table pode ser um fator decisório.

O que precisa ter numa cap table?

Não existe uma fórmula fixa. Mas, basicamente, para se ter uma cap table são necessários: porcentagens de posse, valor do equity em cada rodada de investimento, diluições, garantias, direitos e opções de cada pessoa que integra o quadro societário da startup.

Três pontos de atenção de uma cap table não saudável:

  • Equity morto: colocar sócios que não têm participação ativa no negócio e não investiram trabalho ou dinheiro na empresa.
  • Não existem opções de vesting para funcionários: além de ajudar a engajar os funcionários, garante a atração e retenção de talentos.
  • Menos que 50% de equity: isso pode ser motivo de alerta para investidores em uma rodada inicial.

Você já possui cap table? Conta para a gente nos comentários.

--

--

SMU Investimentos

Financiando os grandes negócios do futuro via Crowdfunding de Investimentos.