Dicas SMU: 5 conteúdos sobre inovação para se inspirar

SMU Investimentos
4 min readSep 23, 2021

--

A inovação pode estar por toda a parte. Desde a criação e design de um produto até a história de um empreendedor. E o que o mundo das startups têm a ver com isso? Tudo, é claro. Afinal, se não fosse por seus produtos e serviços inovadores e modelo de negócio que pode ser replicado sem dificuldade, o mercado atual seria completamente diferente sem elas.

Então confira abaixo algumas dicas de conteúdos para ler, assistir ou ouvir.

Siga SMU no Instagram

Leitura: A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção

Pioneira no mercado de streaming, a empresa se tornou referência global no assunto. E é claro que o livro “A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção”, lançado em 2020, teria o mesmo sucesso de aceitação do público, principalmente para quem busca uma leitura inspiradora com foco na inovação dos negócios. É a primeira vez que a empresa fala abertamente sobre a cultura que transformou a Netflix em um exemplo de criatividade e adaptação. Afinal, como uma empresa que antes prestava serviço de locação de DVDs por correio tornou-se uma empresa com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países? Quem revela essas informações é o próprio cofundador, presidente e CEO da Netflix, Reed Hastings, ao lado da especialista do mundo dos negócios Erin Meyer que fez centenas de entrevistas com funcionários e ouviu relatos nunca antes compartilhados.

Filme: Walt antes do Mickey

O criador e as suas obras a maioria conhece. O que nem todos sabem é a história de Walter Elias Disney antes de ter sucesso. O filme é baseado na biografia “Walt Before Mickey” e mostra o seu árduo caminho até conseguir criar o Mickey Mouse. Fundador de um dos maiores impérios do entretenimento do mundo, Walt Disney teve uma infância pobre, no Missouri, e fez seus primeiros esboços num papel quando tinha 7 anos. O longa narra os erros e acertos do empreendedor e passa a mensagem de persistência para alcançar o que almeja.

Disponível no Prime Vídeo.

Documentário: Abstract: A Arte do Design

Uma série documental para descobrir como pensam designers renomados e saber como eles influenciam todos os aspectos da nossa vida por meio da inovação. Embora tenha sido lançada em 2017, durante a pandemia a Netflix liberou gratuitamente 8 episódios. “Abstract: A Arte do Design” mostra que a inovação e criatividade estão presentes em diversas profissões, como cenografia, designer de interiores, arquitetura, fotografia, bioarquitetura, figurinos, tipografia, produtos digitais, entre outros.

Disponível na Netflix.

Série: Silicon Valley

É do Vale do Silício que saíram grandes empresas de tecnologia e startups mais bem-sucedidas do mundo, como Facebook e Google. Não à toa é também para muitas pessoas um dos grandes sonhos de se trabalhar lá. Para quem tem vontade de entender como funciona esse pólo tecnológico mais famoso do mundo e também como atuam as startups, a série “Silicon Valley” conta a história de seis programadores que tentam buscar uma carreira próspera. O próprio fundador da Microsoft, Bill Gates, twittou sobre a série: “Se você realmente deseja entender o Vale do Silício, você deveria assistir à série da HBO Silicon Valley”.

Disponível na HBO Max.

Podcast: SMU Educa

Sim, nós temos um podcast! Nele nossos especialistas e convidados apresentam a cada episódio tudo sobre o mercado brasileiro de startups e crowdfunding de investimentos, tanto para quem quer investir quanto para quem quer empreender. Queremos ajudar investidores a investir melhor, e empreendedores a desenvolver melhor o mercado de startups brasileiros.

Disponível no Spotify.

Gostou das dicas? Comente abaixo quais delas você já assistiu, leu ou ouviu e mande as suas dicas de inovação também. ;)

--

--

SMU Investimentos

Financiando os grandes negócios do futuro via Crowdfunding de Investimentos.